Followers

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Tōka Kōkan




Muitos aqui já estudaram sobre a Lei da Conservação da Massa, publicada em 1760 por Lavoisier. De acordo com essa lei, em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria nem se elimina matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra. Há uma variação dessa lei aplicável à alquimia, chamada de Lei da Troca Equivalente (em japonês: 等価交換 Tōka Kōkan).

Essa lei diz que nada pode ser obtido sem algum esforço, que o sacrifício feito para obter algo deve ser proporcional ao que se deseja conseguir. É uma lei que para muitos não quer dizer muita coisa, mas para outros é um princípio de vida. Ao observar o mundo vemos que poucas pessoas acreditam e seguem esse princípio, à medida em que crescemos, passamos por experiências negativas ou dolorosas, vamos tendo esse pensamento (ainda que inconsciente) minado, diante da injustiça, da desigualdade, e do fato inegável de que infelizmente sempre haverão pessoas pagando pelos erros de outros.

Acontece que não há melhor forma de equilibrar as desigualdades desse mundo do que aplicar essa lei em nossa vida, onde seria inconcebível aceitar algo sem algum esforço, sem um trabalho, sem merecimento, sem suor, sangue ou lágrimas. Não digo apenas de pagamentos ou trabalhos físicos. Tudo o que vivenciamos traz consigo algum esforço e consequentemente alguma lição. Ignorar isso e continuar vagando pela vida como num deserto pagão é o mesmo que criar uma desarmonia na ordem natural que as coisas deveriam seguir. De pequenas até grandes coisas e atitudes o esforço deve ser proporcional ao resultado... Tudo o que foge disso provém da entropia, causando assim o desequilíbrio.

Todos deveriam dar um tempo a si mesmos pra avaliar as coisas de uma forma diferente, olhar para trás e procurar entender as implicações, razões e consequências das tantas coisas com as quais tivemos contato ao longo dos anos. Só assim será possível conceber a lógica e a razoabilidade presente na lei da troca equivalente.

Por vezes, parece-me que tal pensamento soa um tanto infantil, que os adultos aprenderam realmente que podem obter coisas de maneirar escusas, por caminhos mais largos e cômodos. Pode ser que o sonho de uma criança representado por essa utópica realidade não venha a tomar formas no mundo físico, mas ainda assim... ainda assim perceberemos o quanto as coisas estão fora da ordem, fora de como deveriam ser, o quanto nos afastamos da essência e do propósito ao qual fomos criados. Pensando assim, talvez a pureza, inocência e a honestidade de uma criança devam ser levados mais a sério na busca por essa lendária Pedra Filosofal.



" As pessoas não podem ganhar nada sem sacrificar algo,
você deve dar algo de mesmo valor para ganhar alguma coisa.
Esse é o princípio da Troca Equivalente.
Naquele tempo, acreditávamos ser essa a verdade do mundo.
Contudo, o mundo real não é perfeito,
então não existe apenas uma única lei que governa tudo que acontece nele.
É o mesmo para a Troca Equivalente.
Ainda assim, acredito que as pessoas não podem obter algo sem pagar um preço.
A dor que sentimos foi com certeza preço o suficiente a ser pago.
E qualquer um que pague o preço conhecido como trabalho duro, certamente ganhará algo.

A Troca Equivalente não é a lei que governa esse mundo...
E até o dia em que eu me encontrar com Ele de novo, essa é a promessa..."







'Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e então, prudentemente te conduzirás.
Não te mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo, não pasmes, nem te espantes,
porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares." Js 1 7-9.








Um comentário:

Sthéfano Cordeiro disse...

É por isso que eu sigo a frase do Einstein:

O único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário!