Followers

domingo, 28 de junho de 2009

*The Dark Bright Side of Mankind

*postado originalmente em 05/10/06



Essa é uma imagem que faz agente pensar bastante..
talvez por estar numa época mais inspirada, talvez pela beleza da imagem, que emerge minha mente em memórias, pensamentos, paz...
Talvez pela música que eu estou ouvindo agora que é carregada de sentimentos. Talvez porque seja parte da minha natureza.

Natureza essa trazida de forma diferente e moldada por contornos tão imensamente diferentes em cada um. Vidas que passam, se desenvolvem e morrem. Mas de maneiras tão diferentes, tão distantes...

É bom parar às vezes, no meio da correria, no meio do stresse, no meio do corre-corre, pra pensar no que é realmente importante. Temos essa condenável tendência a pensar, buscar e valorizar o supérfluo, camuflado por um anseio, um desejo, uma meta, e deixamos o essencial de lado. Essa coisa, essa que está aí tão perto de você, mas que não sobra tempo pra dedicar a ela. É isso que bate nas consciência quando vc se dá ao luxo de ter tempo pra refletir um pouco. Puxar o freio de mão dos estudos, do trabalho, da rotina, para pensar porque isso tudo? Porque tanto sacrifício? Será que ao alcançar aquilo vai ter valido a pena? Ou é melhor se contentar com a mera expectativa?
Estamos tendo o que temos de melhor endurecidos, esquecidos, petrificados pela dureza que se tornou viver, pela frieza com que somos levados a encarar a vida.
Nos esquecemos do poder que tem nossas palavras quando ditas do fundo do coração, mais ainda de nossas ações... feitas com naturalidade, com pureza. Expressões como "tragédia, assassinato, sexo, violência, fome, desigualdade, ira..." não saem da nossa cabeça, do nosso vocabulário, do nosso dia-a-dia. Mas outras como "eu te amo mãe, você é muito importante pra mim pai, obrigado por ter você na minha vida, obrigado por se importar tanto comigo, por estar sempre presente, por me suportar, me amar..." já são tão mais raras...

Não era pra ser assim... não era esse o plano.

O que temos por dentro pode ser tão precioso quanto a mais valiosa jóia, quanto o mais puro e verdadeiro sentimento. Mas por outro lado, pode ser mais desprezível que interesse, mas cruel que a desilusão, mais vazio que a inveja e mais agonizante que a incerteza. É isso que sai quando somos espremidos por algo ou alguém. Os frutos, que saem da sua vida são reflexo disso.

Não existe, sem sombra de dúvida nada mais bonito no ser humano do que sua capacidade de amar. Nada se compara aos feitos de que somos capazes, concretizados por motivações justas e honrosas. São desses alimentos que nascem os mais belos frutos. Pra mim nada se compara à força de um sentimento verdadeiro, seja ele de qualquer natureza. Verdadeiro, certo, sedimentado por situações, impulsos, correspondências, sedimentado pelo tempo, por controvérsias, sacramentado pelo consentimento superior... abençoado... por Deus.
É particular, mas absurdamente embasbacante sentir a agonia de uma mulher, como trata a letra dessa música... que espera a volta de seu amado sem saber se isso acontecerá. Mas isso simplesmente não importa pra ela, não importa o tempo, nõa importa o como... importa o que ela sente e nada mais. Ou mesmo de uma foto que coloquei a um tempo, sobre um casal de adolescentes, que se amam, de forma tão pura, tão verdadeira, tão indubitável... Que faz uma menina no auge de seus 14, 15 anos esperar por 3 anos a volta de seu pretendente, para que se casassem... e eles sequer se balançam ou sentem medo por isso. É aquilo mesmo, não tem porque tirar o corpo fora. E assim acontece.
Não me sinto muito romântico ultimamente, mas isso é algo acima, é algo diferente, superior que um estado parcial vivido por um alguém. É lago de que sou feito, não algo passageiro ou uma situação em particular... não mesmo.

Nada se compara a isso.

E o pior é ver o quanto isso é raro hoje em dia...
ridicularizado, esquecido, desacreditado... mas não morto.

e tenho dito.

Nenhum comentário: