Followers

domingo, 28 de junho de 2009

*Innocence Faded

*postado originalmente em 11/09/07



"Until the circle breaks and wisdom lies ahead
the faithful live Awake
the rest remain misled

Innocence faded
the mirror falls behind you
Cynically jaded
The child will crawl to find you"

Dias atrás me deparo com essa cena linda, única, poética diante dos meus olhos. Como eu gostaria de poder parar naquele momento e deixar aquela imagem ludibriar meu olhar e embalar meu pensamento por mais alguns longos minutos...
Isso me levou a refletir o quanto precisamos disso em nossas vidas... o quanto o amor, em seu estado mais puro está em extinção. Quantas pessoas, famílias, sociedades, países... passam seus dias a fio, deixando se esvair o que de mais precioso temos na vida? Estamos sendo furtados do que nos torna humanos, do que resgata o que temos de melhor dentro de nós... Coisas que vem sendo reprimidas e indiscriminadamente roubadas por costumes que adotamos; cada vez mais egoístas, cada vez mais imediatistas, cada vez mais objetivistas. Levamos a vida tentando nos tornar mais belos, mais fortes, mais inteligentes, mais cultos, mais vividos, mais maduros; enquanto muitas vezes as respostas que mais buscamos estão do lado oposto. Encontraríamos muito do que procuramos na busca pelo sentido da vida na simplicidade, na pureza, na inocência. Não damos mais valor a um sorriso, a um gesto fraterno, a uma conversa com nossos pais, avós ou amigos do coração.
Estamos ocupado enchendo nossas mentes com valores distorcidos, com princípios egoístas, achando que aquilo vai nos preencer, que aquilo vai nos trazer a tão sonhada felicidade. Eu digo com convicção que a felicidade, a despeito do que muitos pensam, não é algo que o homem tenha capacidade de conseguir por si só. Ela é algo que só pode ser colocada dentro de nós. E isso vai depender das coisas que nos alimentam, da fé que há em nós.
Eu digo que o homem é aquilo que seus olhos obsorvem. Nosso subconsciente tem poder devastador pra nossa mente. Tudo que vemos, concordando ou não com aquilo, fica armazenado dentro de nós, aguardando uma oportunidade pra se manifestar. Podemos achar tudo aquilo que vemos num filme ou numa (argh) novela errado, ridículo, etc... Mas acabamos por nos surpreender com algumas reações que temos em momentos de fraqueza.
Nossa natureza vai sempre nos levar para o lado errado, já dizia o sábio Immanuel Kant:
"A vontade que tem por fim o prazer, a felicidade, fica submetida às flutuações de minha natureza. O mérito moral é medido precisamente pelo esforço que fazemos para submeter nossa natureza às exigências do dever."
Lutem contra o que é imposto como certo, não se amoldem ao padrão vil e perverso que o mundo nos impõe. Porque assim, daqui a não muito tempo, não teremos mais a oportunidade de presenciar cenas lindas como a que eu vi esse feriado.
Não vamos abaixar a cabeça pra isso como temos feito pras atrocidades cometidas pelo governo e pelos crimonosos, não vamos nos calar nem fingir que não é com a gente dessa vez. Pois é esse tipo de corrompimento que gera todos os outros. Os assassinatos hediondos por motivo fútil e com requintes de crueldade, os milhões de rombo nos cofres públicos, as crises sem fim na sociedade são meras consequência da deturpação dos valores humanos. São apenas o respingo da água que derreteu do iceberg. Conversem com uma pessoa mais velha que seja um exemplo pra você... pergunte o que de mais precioso ela disperdiçou durante a vida. Eu fiz isso... e ouvi: o tempo! O tempo não volta, o tempo não nos permite fazer consertos ou ressalvas... o que foi feito está feio, o que foi vivido está vivido e não volta mais. Pense bem nos frutos daquilo que vc faz com seu tempo... se vc investe seus esforços em algo louvável, em algo que vai deixar algo de positivo pra quem está pra chegar aqui nesse mundo. Tente ser o tipo de pessoa da qual seus filhos, netos, vão lembrar de vc com alegria, orgulho, respeito. Deixe algo para ser continuado, ou sua vida corre o sério risco de perder o sentido... e com ele, o rumo. Muita gente a perde por inteiro tentando encontrar essas coisas... e falha miseravelmente. Não por maldade, mas por ignorância... por não saber que já há um rumo, já há um objetivo.

Pensem nisso, apliquem isso em suas vidas... eu garanto... garanto, podem cobrar de mim... que isso dá resultado. Prático, verdadeiro... diferente das mentiras que engolimos todos dia uma atrás da outra :

"...tudo que é verdadeiro, tudo o que é honesto,tudo o que é justo,tudo o que é puro,tudo o que é amável,tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Fp 4:8

Nenhum comentário: